top of page

Acupuntura

   O conselho federal de fisioterapia e terapia ocupacional – COFFITO, foi o primeiro conselho do Brasil a reconhecer o uso da acupuntura por seus afiliados; o que ocorreu mediante a publicação da resolução Nº 60 de 22 de junho de 1985, que estabelece que o fisioterapeuta e terapeuta ocupacional podem aplicar acupuntura complementarmente no exercício de suas atividades profissionais.

   A acupuntura é uma das ferramentas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa e de acordo com a OMS, é reconhecida como um método de tratamento complementar.

   O tratamento através da acupuntura se baseia na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados “pontos de acupuntura” que se distribuem principalmente sobre as linhas chamadas de meridianos chineses; que são canais, ou ainda caminhos, por onde circulam a energia pelo corpo (existem 12 principais canais por onde flui a energia pelo corpo, e estes se relacionam aos órgãos e vísceras como: estômago, pulmão, intestino grosso e etc...). Estes pontos então são estimulados pelas agulhas para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o desequilíbrio energético do caso tratado.

Além das agulhas o acupunturista ainda pode utilizar para a estimulação destes pontos a moxa, que é um bastão de eras, que aquecido promove junto com a ação terapêutica da erva estimulação do ponto ou relaxamento da musculatura tratada.

   Os mapas dos caminhos de energia utilizados hoje em dia, são os mesmos que foram utilizados a milênios atrás, chegando praticamente intocados aos dias de hoje.

   O raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos no consultório é baseado em conceitos que podem soar estranhos aos ocidentais, como os cinco elementos(fogo, água, terra, madeira e metal), o TAO(equilíbrio entre yin e yang), fluxo de Qi (fluxo de energia), fluxo de Xue(fluxo de sangue).

   A acupuntura é usada na China, e hoje praticamente no mundo todo inclusive aqui em nosso pais, com o intuito de tratar todas as patologias e desequilíbrios do corpo humano; como fisioterapeuta pretendo me direcionar as questões músculo esqueléticas e bem estar geral; fora destas, no caso de alguma patologia específica isto deverá ser feito paralelamente ao acompanhamento de um médico.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
bottom of page